,

Como garantir a segurança das crianças em casa?

Crianças são naturalmente curiosas e adoram explorar o ambiente ao seu redor. Por isso, uma casa aparentemente segura para um adulto pode representar verdadeiro perigo para elas.

Confira algumas dicas para fazer pequenas transformações no seu lar e na sua rotina doméstica, garantindo a segurança dos seus filhos.

Como adaptar uma casa com crianças?

 

Prefira móveis com cantos arredondados

A preocupação com a segurança de uma criança deve começar no momento da escolha dos móveis para a casa. Dê preferência aos modelos com cantos arredondados, que vão evitar que o pequeno se machuque caso bata neles por acidente. Caso você já tenha algum móvel que possa oferecer qualquer tipo de perigo, busque protetores de borracha para as extremidades.

Não exagere na decoração

Com o passar do tempo, é inevitável que a decoração da sua casa fique extremamente rica em detalhes. No entanto, isso pode ser perigoso para as crianças: peças pequenas podem ser engolidas, bibelôs de vidro podem quebrar quando são manuseados e objetos pesados em lugares altos podem machucar caso sejam puxados. Portanto, reavalie!

Avalie as plantas

Sem dúvidas, plantas deixam qualquer ambiente muito mais alegre. No entanto, algumas espécies podem causar intoxicação quando são ingeridas, como a comigo ninguém pode e o copo de leite. Antes de levar um exemplar novo para a sua casa, pergunte na floricultura ou pesquise na internet sobre as propriedades toxicológicas.

Proteja as tomadas

Quem nunca ouviu falar de alguma criança que tentou introduzir os dedinhos ou mesmo pequenos objetos em uma tomada? Por isso, proteja todas as tomadas da sua casa com tampas de plástico ou simplesmente esconda-as por trás dos móveis.

Também vale a pena verificar se há algum fio desencapado e ficar atento para guardar os aparelhos elétricos logo após o uso.

Tome atenção redobrada na cozinha

A maioria dos acidentes domésticos envolvendo crianças acontece na cozinha. Se os seus filhos já tiverem acesso a esse ambiente, mantenha objetos cortantes, produtos de limpeza e sacolas plásticas longe do alcance deles. Na hora de cozinhar, procure sempre utilizar as bocas da parte de trás do fogão, virar os cabos das panelas para dentro e se atentar para aparelhos ligados.

Mantenha as crianças longe da lavanderia

A lavanderia de uma casa pode ser perigosa para as crianças por diversos motivos: produtos de limpeza podem ser confundidos com refrigerantes, roupas de molho podem provocar afogamentos e as cordas do varal podem provocar enforcamentos, só para citar alguns. O ideal é que os pequenos não tenham acesso a esse cômodo de forma alguma.

Evite toalhas muito compridas

Mesmo as toalhas da sua mesa de jantar precisam ser escolhidas com cuidado por causa das crianças. Modelos muito compridos representam um risco para bebês que ainda estão aprendendo a se equilibrar, pois eles podem puxar e derrubar tudo o que está em cima delas – como panelas quentes, louças de vidro ou talheres afiados, por exemplo.

Invista em tapetes antiderrapantes

Outro perigo para crianças que ainda estão aprendendo a se equilibrar são os tapetes espalhados pela casa. Se não quiser retirá-los – mesmo que temporariamente -, busque por modelos antiderrapantes. Esse cuidado deve ser levado em consideração especialmente nos banheiros, que ficam úmidos e propícios a quedas.

Você tem mais dicas de segurança para uma casa com crianças? Então, divida-as com a gente nos comentários!
2 respostas

Deixe uma resposta

Tem algo para compatilhar sobre esse assunto?
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *