,

Conheça um pouco mais sobre a história do bordado

Tão interessante quanto a prática de bordar, a história do bordado fascina pela sua origem. Afinal, que as toalhas bordadas são lindas, ajudam a compor qualquer ambiente e também servem como uma ótima opção de presente, todo mundo já sabe.  

Mas qual a sua origem? Exatamente pensando nisso, separamos alguns fatos e curiosidades para você ficar por dentro desta técnica que é muito mais antiga do que você imagina. Vamos lá?!

Você sabe o que é um bordado?

Para começar, vamos definir que bordado é a arte de ornamentar diferentes tecidos, com figuras, desenhos ou tipografias. Eles podem ser criados à mão ou através de máquinas que com agulhas, fios de algodão, seda, lã, linho e vários outros materiais, criam estes desenhos impressionantes.

a história do bordado

Qual é a história do bordado?

Até hoje, não se fala em uma data certa, mas estima-se que o bordado é uma das artes mais antigas e vem desde a antiguidade. Sim, as evidências confirmam que o surgimento é do tempo das cavernas! Isso porque era preciso costurar a pele dos animais para se proteger do frio e do calor.

Naquela época, eram usadas agulhas feitas de osso e linhas feitas de fibras vegetais ou tripas de animais. Infelizmente, como eram executados em material perecível, o tecido e os bordados mais antigos não se conservaram e por isso já não existem mais.

Com isso, foi necessário recorrer à documentação dos monumentos antigos, esculturas, pinturas e gravuras onde esta prática está representada para entender melhor a história do bordado.

Conheça algumas curiosidades

  • Foi a partir do século VII que o Ocidente passou a se interessar mais pela produção dos bordados;
  • No século XX, mesmo com a possibilidade dos bordados através de reprodução mecânica, os trabalhos manuais eram muito mais valorizados e chiques;
  • Na década de 50, o costume era o uso de peças bordadas em branco com fios brancos para enfeitar lençóis, lenços e toalhas de mesa;
  • Sabia que o bordado já serviu também com finalidade militar? Sim, para identificar países, regiões e impérios alguns caracterizavam brasões, escudos, pendões e armas.   

O Ponto Cruz

Esta técnica é a mais antiga e popular, estando presente no mundo todo. Ela já serviu para auxiliar o homem das cavernas, como já falamos anteriormente, sendo que hoje em dia é utilizado principalmente com o efeito de decoração.

É só colocar a criatividade em prática para dar aquele toque requintado em toalhas de rosto, toalhas de mesa, toalhas de cozinha, roupa de cama, almofadas, tapetes e mais uma infinidade de objetos.  

Personalidade

Atualmente, o bordado está em alta porque as pessoas procuram cada vez mais por produtos personalizados e que tenham haver com a sua própria identidade. Um roupão com o seu nome, uma toalha com as iniciais do casal que começa a vida a dois, um enxoval inteiro com um desenho ou uma frase de sua preferência.

Caso você queira começar agora mesmo a bordar, já escrevemos um guia de toalhas aqui no blog com informações valiosas sobre cada tipo de toalha. Você poder ler clicando aqui!

E não fique achando que bordado é ultrapassado e coisa de avó! Existem artistas modernos que utilizam desta técnica antiga para fazer peças contemporâneas e com muito estilo.

a história do bordado dias da semana

Não é uma delícia saber que aquela peça bordada, além de exclusiva, foi feita especialmente para você? Conheça agora a linha de toalhas para bordar da Enlevolar e tenha uma peça personalizada também!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Tem algo para compatilhar sobre esse assunto?
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *