,

Decoração industrial: entenda tudo sobre ela

Os famosos lofts nova-iorquinos surgiram a partir da adaptação de galpões, armazéns e fábricas abandonadas. A busca por novos apartamentos, que se adaptassem à vida moderna, deram origem a um estilo único de decoração.

Com uma proposta urbana e estética única, a decoração industrial, apesar de ter um toque vintage, está mais atual do que nunca. O mais interessante disso tudo é que você pode decorar todo um espaço ou apenas em detalhes que seguem este estilo.

A origem do estilo industrial

Não é de hoje que Nova Iorque tornou-se uma capital mundial. O crescimento da cidade e escassez de apartamentos exigiu uma adaptação criativa e funcional. Assim, na década de 1950 surge a decoração industrial.

A proposta veio com a reforma de galpões, estúdios e armazéns em apartamentos com espaços amplos, sem muitas divisões e com detalhes singulares.

Características do estilo

Os acabamentos são umas das características mais fortes na decoração industrial. A proposta visual é criar um ambiente que parece estar inacabado, com tijolos, canos, tubulações e vigas aparentes.

A ideia é que você pense numa fábrica com pé-direito alto, tubulação em cobre e concreto em todas as paredes. Além disso, a decoração industrial privilegia ambientes sem grandes divisões – o ideal é que o apartamento seja quase um espaço único, separado por estantes, colunas e outros elementos que garantam uma integração total dos ambientes.

Em relação às cores, a decoração industrial é bastante discreta. A sobriedade é a palavra de ordem. Por isso, as cores variam entre os diferentes tons de cinza, preto, branco, bege e o tijolo. Porém, se você quiser dar um toque à mais, pode apostar em peças que sejam em cores fortes como azul, verde, vermelho, laranja ou amarelo.

O toque final

Já falamos da estrutura, dos ambientes, elementos e cores. Agora é hora de saber como fazer a decoração industrial na prática. Como já falamos você pode apostar na ideia tanto para um cômodo inteiro, como também apenas para dar um toque diferenciado no décor.

Você pode começar pela escolha dos móveis, seja uma cadeira ou mesa, o ideal é que elas sejam de metal, preferencialmente na cor cobre. Para compor o ambiente vale combinar estas peças com uma luminária pendente e de estrutura aparente.  As estantes de metal também ajudam a criar a atmosfera industrial.

A sala é um dos espaços mais interessantes para você investir na decoração industrial. Por serem ambientes mais amplos, você consegue replicar a ideia de um loft nova-iorquino.  No entanto, a cozinha também pode receber elementos deste estilo e criar um espaço diferente.

Para deixar a área mais gostosa da casa com visual industrial, você pode apostar na mistura de elementos como o cimento queimado, madeira, ferro e inox. O primeiro deles é o acabamento perfeito para o chão. A iluminação também merece destaque, luminárias em trilhos ou pendentes, com fios e lâmpadas aparentes que roubam a cena.

Gostou das ideias? Então, na hora de decorar um espaço seguindo o estilo industrial, tenha todas estas dicas em mãos e transforme a sua casa num espaço com muita personalidade. E se gostou das dicas, compartilhe o artigo em suas redes sociais!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Tem algo para compatilhar sobre esse assunto?
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *