Como usar a aromaterapia em casa?
Quando entramos em um lugar novo, a primeira coisa que notamos é seu cheiro. Por isso, a aromaterapia é amplamente utilizada como um complemento da decoração para dar personalidade aos cômodos de uma casa.
Entenda como essa técnica deve ser empregada em cada ambiente e quais são os benefícios que ela pode trazer a você e sua família.
Aromaterapia no quarto
Quartos são cômodos extremamente íntimos, onde as pessoas buscam relaxar, dormir bem e ter momentos de prazer. Se o seu objetivo for descansar, o indicado é investir em aromas mais suaves. Mas se a intenção for criar um clima romântico, é possível usar óleos essenciais que despertem o desejo sexual e estimulem a relação com o seu parceiro.
Como usar?
Para dormir bem ou se sentir estimulado, pingue de 10 a 15 gotas do óleo essencial de sua escolha em um aromatizador elétrico ou difusor. Você também pode pingar a essência nas roupas de cama pelo menos uma hora antes de deitar.
Aromas para o quarto
- Lavanda: tem efeito calmante e promove uma boa noite de sono.
- Camomila: combate a ansiedade e dá uma sensação de alívio.
- Ylang-Ylang: seu aroma exótico tem propriedades afrodisíacas.
Aromaterapia na sala
Por ser um ambiente extremamente versátil – afinal, é nela que as pessoas costumam estudar, receber os amigos e relaxar em um fim de semana preguiçoso -, a sala pode receber aromatizantes que estimulem a concentração, o bem estar ou a sensação de aconchego. Portanto, cabe a você definir o clima que gostaria de dar a ela.
Como usar?
Pelo menos 30 minutos antes de começar seus estudos ou receber visitas, pingue de 10 a 15 gotas do óleo essencial de sua escolha em um aromatizador elétrico ou difusor. Se quiser, combine dois aromas.
Aromas para a sala
- Alecrim: favorece a concentração e, por isso, ajuda nos estudos.
- Canela: aquece o ambiente e estimula a interação entre as pessoas.
- Laranja: proporciona o bem estar e a alegria.
Aromaterapia na cozinha
Normalmente, a cozinha é um cômodo em que já há uma grande mistura de cheiros muito diferentes entre si. Também é um ambiente que precisa ser pensado em todos os mínimos detalhas para que transmita organização, alegria e prazer para quem vai cozinhar. Por isso, a dica aqui é neutralizar os aromas ruins e potencializar os bons.
Como usar?
Por conta dos objetivos tão diversos, a aromaterapia pode ser aplicada na cozinha de muitas maneiras. Se você quiser neutralizar o cheiro de fritura, pingue de 10 a 15 gotas do óleo essencial de sua escolha em um aromatizador elétrico. Para espantar insetos, é possível pingar uma gota da essência em um pedaço de algodão e deixa-lo na pia. Se o seu foco for um armário, pingue algumas gotas de óleo em pedaços de giz.
Aromas para a cozinha
- Erva doce: neutraliza cheiros fortes, como os das frituras.
- Cravo: quando combinado com óleos cítricos, é capaz de espantar insetos.
- Pimenta: estimula o apetite e dá mais energia.
Aromaterapia no banheiro
Por se tratar do ambiente onde cuidamos dos nossos corpos, o banheiro precisa transmitir uma sensação mista entre o frescor e a limpeza. Para conseguir esse efeito por meio da aromaterapia, você pode apostar em óleos essenciais de flores, folhas, frutos ou frutas cítricas.
Como usar?
Pingue de 10 a 15 gotas do óleo essencial de sua escolha em um aromatizador elétrico ou de cerâmica. Também é possível diluir o óleo em um litro de água e passar a mistura em todo o ambiente com um pano depois da faxina.
Aromas para o banheiro
- Pinho: é desodorizante e deixa o banheiro com cheiro de limpo.
- Limão: é antisséptico e dá um ar refrescante ao ambiente.
- Tea Tree: combate fungos e bactérias.
Deixe uma resposta
Tem algo para compatilhar sobre esse assunto?Deixe seu comentário!