,

Verdade ou Mito: Toalha nova não enxuga?

Toalhas Enlevolar

A verdade é que qualquer toalha consegue secar mais conforme ela vai envelhecendo. Isto se deve a uma reação química que é provocada pela absorção da água, sendo que sua acumulação na composição da toalha permite que ela consiga absorver cada vez mais água e, portanto, venha a secar melhor ao longo de seu período de utilização.
Esta é apenas uma das características que fazem com que uma toalha nova seque menos, ao mesmo tempo em que ela também apresenta pontos positivos, como ser mais macia e mais cheirosa, por exemplo.

No processo de fabricação das toalhas são aplicados diversos produtos, como amaciantes industriais e resinas, além das propriedades que compõem o próprio material de fabricação delas.

Se no início da vida útil de uma toalha, ou seja, assim que ela chega às nossas casas, ela tem algumas potencialidades, como ser mais macia e ter maior permeabilidade, ao mesmo tempo ela também tem algumas fraquezas, como secar menos do que uma toalha que já tenha passado por diversos banhos e lavagens. Veja também “como escolher a toalha ideal“.

Como fazer para toalha nova enxugar melhor

O próprio contato da toalha com as composições químicas do sabonete e do nosso corpo ao nos secarmos, já provoca uma série de reações materiais de composição, fazendo com que ela passe a mudar as suas características e, assim, adquirindo a habilidade de absorver mais líquidos e secar melhor.

Um dos poucos materiais que já são produzidos com a capacidade de enxugar melhor, ou seja, que não necessita de tantas reações químicas para absorver mais água, trata-se da fibra de bambu.

Então, se comprarmos alguma toalha fabricada com este material, teremos a garantia de que ela já estará secando bem no primeiro banho, ainda que ela também se trate de uma toalha que vai conseguindo secar melhor ao longo do tempo.

Portanto, para uma toalha nova secar mais e enxugar melhor, é só dar tempo ao tempo. Assim, brincando-se com a canção nacionalmente conhecida “panela velha é que faz comida boa”, pode-se dizer que “toalha velha é que seca melhor”, pois esta capacidade é adquirida pela toalha ao longo do seu período de utilização.

0 respostas

Deixe uma resposta

Tem algo para compatilhar sobre esse assunto?
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *